Latão: quais são as características desse produto e para que serve?
O latão é um material bem comum e muito utilizado na indústria!
Isso acontece em razão de suas principais características, que fazem com que o latão proporcione benefícios para as peças em que este produto é utilizado.
Mas, o que é latão? Quais são essas características? E que benefícios são esses que ele promove?
Para encontrar todas essas respostas, não deixei de conferir este conteúdo até o final.
O que é latão?
O latão é parte da família das ligas metálicas e sua composição se dá a partir da junção de 55 a 95% de cobre (Co) com 5 a 45% de zinco (Zn).
Este material é requisitado com bastante frequência, porque essa mistura resulta em um elemento útil para produção de peças de maquinários, tubos, chapas, armas, torneiras e até instrumentos musicais (como flauta, saxofone e trompete).
A indústria costuma utilizá-lo por causa das suas características mais chamativas, que são: flexibilidade, dureza, brilho e muito mais.
Vale lembrar que, em alguns casos, para formar ligas de latão mais resistentes, é preciso acrescentar estanho (Sn) e Alumínio (Al) na mistura de sua formação.
Saiba mais sobre as vantagens do latão
Como mencionamos brevemente acima, o latão é bem versátil, por isso, pode ser aplicado nos mais diversos segmentos industriais.
Nota-se que esse material é bastante rico, o que garante benefícios indispensáveis para qualquer projeto.
Graças à sua compósição, o latão é uma liga metálica com vida útil prolongada, e sua resistência se mantém em diferentes ambientes e climas.
Outro ponto que merece ser ressaltado é que o latão pode ser utilizado em projetos de terra e mar, uma vez que tem potencial anticorrosivo, alta ductilidade e custo-benefício de primeira.
Por fim, vale citar que ainda existe outro segmento em que as ligas de latão são bem-vindas, que é o setor elétrico. Como o latão é resultado de uma combinação rica, esse material tem boa condutibilidade térmica e elétrica.
Onde usar latão e quais são seus formatos?
Graças a tudo que mencionamos até aqui, não é difícil imaginar que o latão pode ser encontrado em diferentes formatos, cumprindo com várias aplicações.
Os formatos mais comuns disponíveis no mercado são: barras retangulares, bobinas de latão, chapas de latão, laminados, tiras de latão, tubos de latão, vergalhões e verguinhas.
Entre esses formatos, o latão pode ser usado em projetos de arquitetura para criar grades e objetos decorativos.
Da mesma forma, também é facilmente identificado em refletores, soquetes e interruptores no setor elétrico.
Na mecânica também é encontrado em componentes como molas, parafusos, peças usinadas em geral, tanques radiadores, válvulas, tubos e aletas.
Para fechar com chave de ouro, não podemos deixar de dizer que o latão é usando em ferragens como parte fundamental na fabricação de correntes, fechaduras, rodapés, dobradiças etc.
Onde comprar latão de qualidade?
Os componentes de latão são valiosos para o mercado, já que atende muito bem diferentes setores, cumprindo com suas finalidades nas situações e ambientes em que é aplicado.
Por esse motivo, é muito importante garantir fornecedores que passem segurança quanto à qualidade do material desejado.
A Maxfer, por exemplo, pode te ajudar a encontrar latão em diferentes formatos, tendo o que é necessário para atender às suas atuais ou futuras necessidades.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou queira fazer uma cotação, entre em contato conosco e solicite um orçamento hoje mesmo!
Deixe um comentário